Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CDC - Centro Digital de Cidadania




Os CDCs foram criados com a intenção de estar levando para a população menos favorecida o acesso à internet. Desde a sua criação, foram realizados cursos de informática básica, palestras sobre DSTs, cursos pelo Senai de culinária entre outros.
As ações desenvolvidas no CDC têm a finalidade específica de promoção da inclusão digital e social através de: acesso livre aos computadores e à Internet, oficinas de inclusão digital – informática básica e oficinas de mobilização social. Podendo ainda possibilitar ações de cidadania, principalmente no que diz respeito a identificação civil do cidadão, encaminhando-os para que possam obter: certidão de nascimento, carteira de identidade, C P F, título de eleitor. O CDC de Belmonte fica situado na rua Coronel José Gomes, s/nº, telefone 73-3287-2604, e-mail:cdcbelmonte@hotmail.com
Sua estrutura é formada por um gestor Deise, um monitor Alessandra e os conselheiros do NUGEC.

Os CDCs são salas de informáticas para acesso gratuito da população, compostos por uma rede de computadores, dez computadores conectados à Internet banda larga, impressora e programas de informática, disponibilizados para o livre acesso da comunidade, o ensino da informática e o desenvolvimento de oficinas e projetos que tenham como objetivo a inclusão digital.
Todos os softwares utilizados no CDC são livres, tais como o Sistema Operacional Berimbau Linux, editores de textos, planilhas, gráficos, editores de apresentação e programas de navegação na Internet.

O CDC está aberto ao público em geral, sem distinção, sendo que os cursos e oficinas são voltados preferencialmente para a população de baixa renda. Crianças menores de 12 (doze) anos precisam estar acompanhadas pelo responsável para o uso dos computadores. Pessoas a partir de 12 (doze) anos podem fazer o acesso livremente, desde que autorizada pelo responsável legal. Pessoas maiores de 60 (sessenta) anos, pessoas com crianças no colo, gestantes e pessoas com deficiência têm prioridade no atendimento. Os CDCs são frequentados por pessoas de todos os níveis sociais, e as dificuldades mais encontradas por eles é como manusear as máquinas.

Segundo critério da Coordenação do Programa Identidade Digital (PID) e atendendo demandas da comunidade, os CDCs poderão desenvolver projetos/oficinas para clientelas específicas tais como: alunos/as e professores/as de escolas públicas, pessoas idosas, crianças e adolescentes em situação de risco social, indígenas, trabalhadores/as sindicalizados/as, desempregados/as, pessoas com deficiência, etc.
O CDC funciona, obrigatoriamente, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, ou conforme os horários pré-estabelecidos pela instituição mantenedora onde estiver instalado.
Calendário das atividades a serem desenvolvidas no CDC
Atividades
Turma

Inicio
  • Curso de informática básica



  • Oficina de reciclagem (Garrafa pet)



  • Curso básico de inglês



  • A importância das atividades físicas para o corpo.



  • Curso de Caligrafia (cursiva inglesa)







Nenhum comentário:

Postar um comentário